quarta-feira, 28 de março de 2012

Duas Vezes

"Então, novamente lhe pôs as mãos nos olhos, e ele, passando a ver claramente, ficou restabelecido; e tudo distinguia de modo perfeito." (Marcos 8:25 ARA)

Eu tenho aprendido que a obra de Deus é completa e eficaz, sendo fruto da mão de um Deus Perfeito. O cego curado nessa narrativa ficou perfeitamente curado, vendo claramente. Jesus tocou-lhe os olhos com saliva, o que já é, por si só, um método no mínimo polêmico para nossos padrões. Mas Deus me fez atentar a um ponto que nunca me chamara a atenção: na primeira imposição de mãos ele ficou míope, o que já é melhor que cego, mas não ficou curado. O que teria acontecido? Pouca saliva talvez? Falta de unção do "obreiro" é que não foi...
Este detalhe tem me ensinado que mesmo que Jesus esteja pessoalmente agindo, nem tudo precisa acontecer como nós entendemos ser o correto ou o melhor. Jesus de Nazaré teve de impor as mãos duas vezes para que o cego ficasse sarado, certamente não por falta de santidade ou de unção, nem tampouco por ter orado pouco. Eu não tenho uma resposta conclusiva e inquestionável, teologicamente fundamentada e com base adequada nas Escrituras. O que eu sei, meu irmão, é que esse mistério aconteceu por que a Bíblia conta e eu creio.
Será que isso não se passou apenas para nos ensinar sobre persistência? Ou será que de fato existem coisas que não se pode resolver na primeira pegada? Ou o cego precisava primeiro começar a ver para ter fé de que seria completamente curado? Repito, eu não tenho uma resposta muito boa. Tenho a minha versão.
Aprendi com isso que não podemos deixar nada pela metade pois talvez só falte orar e impor as mãos mais uma vez. Aprendi que não sou mais que um instrumento e posso não conseguir na primeira vez. Aprendi, principalmente, que não importa quanta unção eu tenha, pode ser preciso continuar lutando.
Sirvamos nosso Deus insistentemente, mesmo que pareça que tudo está pela metade.

"Pai, obrigado por me ensinar que as coisas não dependem de serem entendidas para acontecer. Quero ser um servo útil para o Teu Reino."

Mário Fernandez

Nenhum comentário:

Postar um comentário