quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Pregação terça-feira (22/11)

Ele se importa

Texto: Hebreus 4:15-16
 15 pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado. 16 Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.

Introdução: Jesus diz em Mateus 11 que todo aquele que se sente cansado e sobrecarregado deve ir a Ele que Ele dará descanso a pessoa, mas muitos tem feito isso sem conseguir descanso. As aflições não param e não dão trégua. É uma preocupação atras da outra. Nesse ritmo as pessoas tem dificuldade de experimentar o descanso que Jesus prometeu.

Chegamos ate a duvidar do cuidado de Deus para conosco. Chegamos a questionar se Ele se importa mesmo conosco.

Muitos estão sendo provados pela fornalha da aflição e nem sempre e fácil e simples manter a confiança em Deus inabalável nessa hora. *Empresa*
A hora da aflição chega para todos, quando chegar para você lembre-se:

1) Jesus se importa como teu sofrimento.
     Hebreus nos ensina que Ele sofreu como eu e você e, por isso, pode compadecer-se de nos. Por saber o que e sofrer e que Ele se importa com o nosso sofrimento.
     As vezes Jesus pode parecer demorado em te atender e responder a tua oração, mas lembre-se sempre que Ele te conhece e se importa com a tua luta e o teu sofrimento.
      Ás vezes não sabemos o porque passamos por determinadas situações. Pode ser alguma consequencia de pecados cometidos, pode ser algo na nossa personalidade que precisa ser mudado, pode ser um milagre que ele quer realizar em nossa vida, afinal, os milagres acontecem no meio do sofrimento.
 Não se esqueça nunca que Ele se importa com você.


2) Jesus te ajudara no tempo certo, no tempo oportuno.
     Nem sempre o nosso tempo e o de Deus sao o mesmo, porque a nossa visão e a de Deus também não sao, mas Ele nunca deixara de ajudar aquele que confia Nele de verdade e por isso vai buscar a solução Nele.
     Não deixe de pedir a Jesus. Não deixe de buscar a Ele. No tempo certo Ele respondera. Algumas vezes um ou outro irmão não vai pra igreja. Quando pergunto ele diz: "estava tão atribulado que não tive forças para ir na igreja". Pelo contrário, quando não temos forças, aí que temos que ir à igreja. Apresentando sacrifícios de louvor, orando, jejuando.


3) Jesus nos ama e morreu para que tivéssemos vida.
     Lembre-se: Ele te ama e nada mudara isso.
O sacrifício de Deus foi muito grande por nós para que a gente ache que ele se importa. Ele sofre conosco, da mesma forma quando um pai dá um castigo para um filho, ou quando tem uma tarefa para o filho, ele não faz mas incentiva-o a fazer.


Conclusão: Você tem enfrentado lutas? Tem passado por momentos de sofrimento? Nem sempre tem recebido a resposta que esperava? Isso tem te feito questionar o cuidado de Deus? Sabe que Ele se importa, mas precisa de ajuda para confiar sem vacilar? Vamos orar.

Alex Steeve
Fonte Igreja Metodista de Manguari

domingo, 20 de novembro de 2011

Vale a pena confiar e andar com Deus?

Pregação de quinta-feira (17/11)

Vale a Pena Confiar e Andar com Deus?

Sabe aqueles momentos da vida em que você não entende nada e parece que está perdido, e que tudo o que fez até então não adiantou nada? É nessa hora que você precisa reagir contra as circunstâncias e acreditar que: VALE A PENA CONFIAR E ANDAR COM DEUS!

Texto Bíblico: Hb 11:29-40
"29 Pela fé o povo atravessou o mar Vermelho como em terra seca; mas, quando os egípcios tentaram fazê-lo,
morreram afogados.
30 Pela fé caíram os muros de Jericó, depois de serem rodeados durante sete dias.
31 Pela fé a prostituta Raabe, por ter acolhido os espiões, não foi morta com os que haviam sido desobedientes.
32 Que mais direi? Não tenho tempo para falar de Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi, Samuel e os profetas,
33 os quais pela fé conquistaram reinos, praticaram a justiça, alcançaram o cumprimento de promessas, fecharam a
boca de leões, 34 apagaram o poder do fogo e escaparam do fio da espada; da fraqueza tiraram força, tornaram-se
poderosos na batalha e puseram em fuga exércitos estrangeiros. 35 Houve mulheres que, pela ressurreição, tiveram
de volta os seus mortos. Uns foram torturados e recusaram ser libertados, para poderem alcançar uma ressurreição
superior; 36 outros enfrentaram zombaria e açoites; outros ainda foram acorrentados e colocados na prisão,
37 apedrejados, serrados ao meio, postos à prova, mortos ao fio da espada. Andaram errantes, vestidos de pele de
ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos e maltratados. 38 O mundo não era digno deles. Vagaram pelos desertos
e montes, pelas cavernas e grutas.
39 Todos estes receberam bom testemunho por meio da fé; no entanto, nenhum deles recebeu o que havia sido
prometido. 40 Deus havia planejado algo melhor para nós, para que conosco fossem eles aperfeiçoados."


Confiar e andar com Deus pode ser muito bom Grandes batalhas foram vencidas pelo povo de Deus quando eles decidiram confiar e andar com Ele. Qual é a batalha que você precisa vencer hoje?
Confiar e andar com Deus pode não tão bom assim Algumas pessoas sofreram tortura e perdas porque confiaram em Deus. Você pode estar se perguntado: Como assim? É isso mesmo! Pessoas boas, que servem a Deus também sofrem, isso explica porque tanta gente ruim tem sucesso em certas áreas da vida. Leia I Pe 3:17
Vale a pena porque no final será maravilhoso! Independente de qualquer coisa que você passe aqui na terra, você precisa confiar e andar com Deus porque ele morreu por você e te deu a possibilidade da salvação!
Vale a pena pela recompensa Para quem sofre, confiando e andando com Deus existe uma recompensa! Sofrer por amor a Deus, sofrer e perseverar com Jesus gera uma recompensa superior de Deus!

Decida hoje, acima de qualquer coisa, confiar e andar com Deus! Diante do sofrimento prossiga com Jesus. Confiar e andar com Ele SEMPRE vale a pena!!! Lembre-se que a sua vida não se resume aos seus anos aqui na terra, não se resume a dinheiro e nem a nada deste mundo, viva pensando na eternidade!

Alex Steeve
(retirado de "Mensagems para as células" da igreja Ministério da Graça)

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Recebendo a Graça

16 de novembro Quarta


Recebendo a Graça


Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores. Romanos 5:8


Uma coisa que nos pode fazer entender melhor a graça é compará-la com duas outras palavras: misericórdia e justiça. Deus pode lidar conosco na base da misericórdia, isto é, não nos dando o que merecemos. Ele passa por alto nossa rebelião e nossa dureza de coração. Ele também pode lidar conosco na base da justiça, isto é, dar-nos o que merecemos. Recompensar-nos conforme o que fazemos. Nesse caso, não nos restaria outra coisa senão a punição e a condenação.


Mas Deus fez algo totalmente diferente: Ele escolheu lidar conosco na base da graça, isto é, dar-nos o que não merecemos. Nas palavras dEle, em nenhum momento esteve a ideia de sermos salvos porque merecemos. Por isso, uma das definições de graça diz: “Graça é aquilo de que todos precisam, ninguém merece e somente Deus pode dar.”


Quando você trabalha oito horas por dia e recebe pelo seu trabalho, isso é salário. Se você participa de uma competição e derrota o adversário, recebe uma medalha, um troféu. Quando você recebe alguma coisa em reconhecimento pelo bom trabalho, ou realização, isso é prêmio. Mas quando a pessoa não pode ganhar prêmio, e não merece troféu e recebe salário, prêmio ou troféu, isso é graça. É como a salvação: totalmente gratuita. Você a recebe como presente de Deus. Mas o que devo fazer para recebê-la?


A pergunta me leva à história de um homem que todos os dias precisava tomar uma balsa para levá-lo de um lado a outro do rio. Certo dia, ele estava atrasado e não queria perder a balsa. Ao perceber que a balsa estava a alguns metros do píer, desceu a ladeira desenfreadamente e, aproveitando o embalo ao chegar na ponta do píer, pulou com todas as forças, esticando cada músculo – igualzinho às cenas que vemos em câmera lenta nos filmes – e plaf! Esborrachou-se no chão da balsa. Arranhou o nariz, partiu os lábios, rasgou a camisa, mas conseguiu. Estava tão empolgado com o salto que prontamente ficou em pé e disse: “Beleza! Consegui.” O capitão da balsa olhou de maneira estranha para ele e disse: “Amigo, nós não estamos saindo. Estamos chegando!”


Deus nos trouxe a graça por meio de Seu Filho. Tudo o que temos que fazer é estender a mão e recebê-la.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Uma Questão do Coração


Uma Questão do Coração


Guardei no coração a Tua palavra para não pecar contra Ti. Salmo 119:11


O Salmo 119 é um poema com 22 estrofes, e cada uma dessas estrofes leva como título uma das 28 letras do alfabeto hebraico. O título da primeira estrofe é Aleph, a primeira letra do alfabeto, e assim todas as estrofes são nomeadas com o restante das letras.


No maior livro da Bíblia, o maior capítulo exalta e celebra a lei, a Palavra de Deus. A Bíblia é chamada pelo salmista como “Tua Palavra”. A Bíblia pode ser, na estante, o livro mais importante ou pode ser como qualquer outro livro. A diferença está na quantidade de tempo que lhe dedicamos e para que a usamos.


Uma das coisas fascinantes na Bíblia é que ela é um livro para gente jovem.Verso 9 – Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Nesse verso está a pergunta mais difícil a ser respondida por um jovem: Como pode se manter puro diante de tanta imoralidade aberta e disponível a qualquer hora? Já que tem tanta energia e hormônios à flor da pele, como o jovem pode ser e se manter puro?


Como podemos salvar o coração, a mente e o corpo do jovem? Seria bom que essa pergunta fizesse parte de sua oração: “Como posso manter puro meu coração?” A resposta é clara. A Bíblia deve ser nosso guia e devemos cuidar para exercitar vigilância, para que nossa vida esteja de acordo com o que Deus pede.


Verso 11 – Guardei no coração a Tua palavra. Que lugar melhor existiria ou que solo seria mais fértil para a Bíblia do que um novo coração?


Vamos esconder, entesourar, guardar dentro do coração renovado a Palavra de Deus!


Spurgeon resumia o verso 11 da seguinte maneira: “A melhor coisa, no melhor lugar, para o melhor propósito.” Ou seja, a melhor coisa – a Palavra de Deus; no melhor lugar – o coração; para o melhor propósito – guardar-nos de pecar.


“A Tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho” (Sl 119:105). A lei, ou a Palavra de Deus, não se apresenta como espelho, mas como lâmpada para nossos pés. E já que é uma lâmpada para os pés, somos capazes de andar confiantes onde antes tropeçávamos. “Uma luz, nova e preciosa, irradia de cada página. A verdade é revelada, palavras e frases se tornam claras e apropriadas para a ocasião” (Ellen G. White, Parábolas de Jesus, p. 132).


A Bíblia é mesmo a Palavra de Deus!

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Exemplo de Marco

Paz seja com todos!

Hoje lemos em Jeremias 31.21 e vimos a importância de utilizarmos lembretes (marcos, postes) para vencermos no campo de batalha da mente. Abaixo trago um exemplo de marco. Esse é extenso. Nem todo o lembrete precisa ser assim.

Caro Roberto:

É você que escreve para si mesmo! A Paz que excede todo o entendimento seja com você!

A Palavra do Senhor em Jeremias 31.21 diz:

Põe-te marcos, finca postes que te guiem, presta atenção na vereda, no caminho por onde passaste; regressa, ó virgem de Israel, regressa às tuas cidades.

Bem este é um marco. Leia sempre que aquele espinho mais doloroso quiser te esmorecer.


Hoje tive uma grande decepção, quando a pessoa que acreditava mais ter fé parou de acreditar.

Depois de muita tristeza e auto-piedade, pedi seriamente que o Senhor se apresentasse a mim. O espinho doía mais do que nunca.

A experiência que tenho quando o Senhor fala comigo é que ele responde antes que eu sequer tenha terminado de fazer a pergunta. Sei que não é coisa da minha cabeça porque sempre a resposta é algo que não estava pensando. Aquele raciocínio é de outra pessoa.

A voz me disse que eu não acreditava realmente na vitória.

Acreditar que Deus é bom e que vai nos dar vitória algum dia não é suficiente. ISSO NÃO É FÉ.

Fé é VIVER o que se espera como A REALIDADE. Não uma realidade distante ou futura.

A imaginação tem um papel importante no começo, mas depois disso, a promessa tem de virar alicerce. Veja este texto em Hebreus 1:

1 Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se vêem. (AA)

6 De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam. (AA)

10 Porque Abraão esperava a cidade que Deus planejou e contruiu, a cidade que tem alicerces que não podem ser destruídos. (NTLH)

11 Pela fé, também, a própria Sara recebeu poder para ser mãe, não obstante o avançado de sua idade, pois teve por fiel aquele que lhe havia feito a promessa. (AA)

12 Por isso, também de um, aliás já amortecido, saiu uma posteridade tão numerosa como as estrelas do céu e inumerável como a areia que está na praia do mar. (AA)

16 Mas, agora, aspiram a uma pátria superior, isto é, celestial. Por isso, Deus não se envergonha deles, de ser chamado o seu Deus, porquanto lhes preparou uma cidade. (AA)

20 Foi pela fé que Isaque prometeu bênçãos para o futuro a Jacó e a Esaú.(NTLH)

33 os quais, por meio da fé, subjugaram reinos, praticaram a justiça, obtiveram promessas, fecharam a boca de leões, (AA)

34 extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram força, fizeram-se poderosos em guerra, puseram em fuga exércitos estrangeiros. (AA)

Convicção, que é o mesmo que certeza, segundo o dicionário Houaiss, é conhecimento indiscutível, algo que não oferece dúvida.

Convicção para um judeu crente é simplesmente ser humanamente impossível questionar a existência de Deus. Você, que já leu o livro de Jó, observando todo o seu sofrimento, o viu questionar a existência do Criador? Não seria o mais óbvio, naturalmente falando? Mas isso não ocorreu, porque Jó tinha convicção da existência de Deus. Aprenda isso!

Necessário é crer que Deus existe e abençoa aqueles que o buscam. Ficar cercado de auto-piedade e pensar, sei lá, que talvez Deus te veja e talvez tenha misericórdia de você, sinaliza falta de alicerce.

A cidade que Deus construiu tem alicerces feitos de fé.

ELE É FIEL! ELE É FIDELÍSSIMO!!!

Por isso os alicerces não sustentam só uma casa, mas uma cidade inteira. Por isso a descendência de Abraão é numerosa.

Pelos seus alicerces, você mostra o poder do seu Deus.

Isaque não tinha nada nas mãos, mas prometeu bençãos para o futuro.

Ainda assim, se você não estiver convencido, meu caro eu, lembre-se da palavra em Jeremias 1 que o Senhor te mandou quando você se sentia derrotado:

17 Tu, pois, cinge os lombos, dispõe-te e dize-lhes tudo quanto eu te mandar; não te espantes diante deles, para que eu não te infunda espanto na sua presença. (AA)

18 Eis que hoje te ponho por cidade fortificada, por coluna de ferro e por muros de bronze, CONTRA TODO o país, contra os reis de Judá, contra os seus príncipes, contras os seus sacerdotes e contra o seu povo. (AA)

19 Pelejarão contra ti, mas não prevalecerão; porque eu sou contigo, diz o Senhor, para te livrar. (AA)

Ainda que as leis venham contra você (e elas já vieram e caíram), os governantes, os poderosos, os pastores (graças a Deus Ele os poupou) e o seu próprio sangue (não ousaram) venham a pelejar com você,

EU SOU CONTIGO

=

JEOVÁ CONTIGO

=

DEUS CONOSCO

=

EMANUEL

=

JESUS CRISTO.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Apresentação de Coral e Orquestra


Paz seja com todos!

Venho informar que nesta próxima quinta-feira, 10 de novembro, na sala Vila-Lobos do Teatro Nacional, ocorrerá a apresentação do coral cristão do qual a irmã e colega Roberta Souza participa.

O nome da apresentação é "Jornada da Esperança" e já tive a oportunidade de conferir. É imperdível!

O ingresso custa dois quilos de alimento não perecível, que deve ser trocado pelo convite nos postos de trocas indicados na figura acima. Se vocês quiserem, podem combinar com a colega de levar uma cesta básica e trocar por convites.